O que é a Tezos (XTZ)?
Tezos é uma plataforma de contratos inteligentes que permite a atualização da blockchain sem hard forks, através da governança comunitária. Seu algoritmo de consenso, Emmy (Liquid PoS), seleciona validadores, chamados “bakers”, para criar blocos e distribuir recompensas. O token XTZ é utilizado para staking e governança. Com verificação formal de contratos, Tezos é eficiente em dApps e NFTs.
Tezos é uma plataforma de contratos inteligentes que permite à sua comunidade votar e implementar mudanças na blockchain, possibilitando que ela “se atualize” sem a necessidade de hard forks. Projetos que utilizam a blockchain Tezos conseguem executar dApps, NFTs e outros contratos e transações de forma mais rápida que o Bitcoin ou Ethereum.
Tezos utiliza a linguagem de contratos inteligentes Michelson, o que permite que os desenvolvedores realizem uma verificação formal (ou seja, provem matematicamente) as propriedades de seus contratos. Seu mecanismo de consenso também permite que detentores de tokens “deleguem” suas moedas, compartilhando recompensas com os validadores de blocos, sem transferir a propriedade dos tokens.
Criação de blocos
Tezos utiliza o algoritmo de consenso próprio, chamado Emmy, que é um mecanismo de Liquid Proof of Stake (LPoS). O LPoS funciona de forma semelhante ao Delegated Proof of Stake (DPoS), porém, os detentores de tokens podem devolver suas moedas aos validadores a qualquer momento, sem períodos de bloqueio.
No sistema PoS, os validadores (ou “bakers”, como são chamados em Tezos) são selecionados pela quantidade de XTZ que possuem bloqueada na rede. Os bakers mais prioritários propõem blocos que são aprovados por 32 proprietários de “rolls” aleatórios antes de serem finalizados. Para participar, os bakers precisam de pelo menos 1 “roll” (8.000 XTZ) e aqueles que apostam mais “rolls” têm maiores chances de criar blocos e receber recompensas.
Se alguém possui menos de 8.000 XTZ ou não consegue rodar um nó, pode delegar seus tokens a um baker e dividir as recompensas de bloco com ele. A delegação não transfere a propriedade, mas os tokens delegados podem ser penalizados caso o baker aprove transações inválidas.
Governança na blockchain
A autoemenda de Tezos envolve bakers votando em mudanças propostas para a blockchain, com 1 roll = 1 voto. O processo é dividido em cinco períodos de votação, com duração de cinco ciclos de criação de blocos cada. Isso equivale a cerca de 2 meses e 10 dias para a adoção de uma proposta.
O período de proposta permite que bakers submetam ou “upvotem” até 20 propostas. No período de exploração, bakers votam “Sim”, “Não” ou “Passar” nas propostas mais votadas. Propostas com 80% dos votos participativos vão para o período de testes, onde são executadas em um fork da testnet por 48 horas. Durante o período de promoção, os votantes avaliam o desempenho da proposta. Se aprovada, ela entra no período de adoção, quando os desenvolvedores podem adaptar seu código antes da ativação do protocolo.
Histórico da equipe
Tezos foi idealizado por Arthur Breitman, matemático e cientista da computação com experiência no setor financeiro. Ele escreveu o whitepaper em 2014 sob o pseudônimo “L.M. Goodman” para resolver a falta de governança on-chain do Bitcoin e a criação de tokens. Juntamente com sua esposa, Kathleen, fundaram a Dynamic Ledger Solutions (DLS) em 2015 para desenvolver o código do Tezos.
Após algumas controvérsias com a presidência da fundação na Suíça e um tumultuado ICO com a SEC dos EUA, os Breitmans recuperaram parte do controle da fundação e reiniciaram o desenvolvimento do projeto em 2018. A Tezos Foundation, sediada na Suíça, atualmente supervisiona a promoção do protocolo Tezos.
Investidores notáveis:
- Boost VC
- Blocktree Capital
- Draper Associates
- Paradigm
- Polychain Capital
- Winkelvoss Capital Management, LLC
O que é o token XTZ?
O token nativo de Tezos, XTZ (ꜩ), é amplamente conhecido como “tez” ou “tezzy” na comunidade. O XTZ é utilizado principalmente como token de utilidade. Os bakers fazem a aposta de seus tez para aprovar blocos e mudanças no protocolo. Outros detentores de tez também podem delegar seus XTZ para participar da segurança e melhorias do protocolo.
O XTZ pode ser negociado nas principais exchanges como Binance, Coinbase e Huobi, e armazenado em carteiras como Ledger, Trezor, MetaMask, entre outras.
Métricas do token
- Número atual de “bakers”: 416
- Sem limite máximo de fornecimento
- Oferta líquida (não congelada, não reclamada): 920,8 milhões de XTZ
- Oferta total: 913,5 milhões de XTZ
- Taxa de inflação: ~4,02%