Diversos

O que é a Chainlink (LINK)?

A Chainlink é uma rede descentralizada de oráculos que conecta blockchains com dados do mundo real. Por meio de contratos inteligentes, ela fornece informações externas, como preços de criptomoedas e eventos, com segurança e confiabilidade. Lançada em 2017, utiliza o token LINK para incentivar nós e facilitar transações. A Chainlink é essencial para DeFi, DEXs, seguros e jogos baseados em blockchain.

Muitas pessoas desconhecem uma limitação das blockchains, que são isoladas do mundo exterior. Isso significa que as blockchains não têm acesso a informações sobre eventos reais fora de sua rede (dados off-chain). Essa limitação é conhecida como o problema do oráculo. Assim, qualquer função de contrato inteligente escrita em uma blockchain não possui acesso a informações do mundo real, como o preço de criptomoedas, ações, entre outros.

Então, como as Exchanges Descentralizadas (DEX) e as aplicações de Finanças Descentralizadas (DeFi) conseguem obter informações sobre as flutuações dos preços das criptos e eventos? Isso é possível graças aos Oráculos. Um oráculo é uma fonte confiável de dados externos que fornece informações para um contrato inteligente. Ele funciona como uma ponte que conecta a blockchain às informações e eventos do mundo real.

Um dos provedores populares de oráculos é a Chainlink (LINK). A Chainlink é uma rede descentralizada de oráculos que oferece oráculos seguros e confiáveis para protocolos de blockchain e contratos inteligentes. O objetivo da Chainlink é resolver o problema de obter dados externos precisos e confiáveis para contratos inteligentes.

Introdução

Como a Chainlink fornece informações para a blockchain? E como ela funciona de maneira descentralizada?

Embora bilhões de dólares estejam circulando no espaço cripto, há uma infraestrutura essencial que facilita todas as transações: o Oráculo. Um oráculo coleta dados de fontes externas, como sites ou wikis, e os fornece de forma segura para a blockchain. Ele garante que as informações sejam precisas e possam ser confiáveis pelas aplicações da blockchain. Por exemplo, um contrato inteligente pode precisar saber os preços de criptos ou ações, ou até mesmo os placares de esportes para executar suas tarefas.

Os oráculos são responsáveis por buscar os dados necessários e formatá-los para que a blockchain consiga interpretá-los corretamente.

É nesse contexto que a Chainlink atua como um oráculo transportador de informações, enviando os dados para a blockchain, onde podem ser acessados pelos contratos inteligentes para tomar decisões ou executar ações específicas com base nas informações fornecidas.

A rede Chainlink foi lançada em junho de 2017 pela empresa SmartContract.com, com a missão de ser a principal rede descentralizada de oráculos, permitindo que os desenvolvedores criem aplicações Web3 com acesso contínuo a dados do mundo real e computações off-chain em todas as redes blockchain.

Como funciona a Chainlink?

A Chainlink foi desenvolvida para possibilitar uma transferência de dados automatizada, segura e confiável entre blockchains e sistemas externos por meio de contratos inteligentes. Utilizando uma rede descentralizada de entidades independentes chamadas oráculos, que coletivamente recuperam dados de diversas fontes, agregam essas informações e entregam um único ponto de dados validado para o contrato inteligente, a fim de acionar sua execução com base nas informações fornecidas. Como a Chainlink coleta os dados de maneira descentralizada, utilizando nós independentes, ela garante maior precisão das informações em comparação com entidades centralizadas, que podem falhar na entrega dos dados.

Por exemplo, a Chainlink fornece o preço em USD da criptomoeda ETH para as blockchains por meio dos oráculos de feed de preços ETH/USD, que utilizam diversos nós e fontes de dados independentes para obter e fornecer os dados de preços para o contrato inteligente da blockchain. Esse oráculo de preço ETH/USD pode ser utilizado por programas de contratos inteligentes para obter o preço atual do ETH, que pode ser usado como garantia para obter um empréstimo ou para liquidar uma previsão feita sobre o futuro preço do ETH dentro de apps DeFi específicos.

A Chainlink divide seu processo de execução em três etapas para permitir a conectividade entre seus usuários e as fontes externas de dados:

  1. Seleção de Oráculo
    Primeiro, os usuários dos oráculos da Chainlink fazem uma solicitação chamada Acordo de Nível de Serviço (SLA). Esse SLA inclui os detalhes sobre os dados necessários. O software da Chainlink usa essas informações do SLA para encontrar oráculos adequados que possam fornecer os dados solicitados. Após os parâmetros serem combinados com os oráculos corretos, o usuário envia o SLA e deposita sua criptomoeda LINK em um contrato de correspondência de pedidos, que aceita lances dos oráculos.
  2. Relatório de Dados
    Em seguida, os oráculos se conectam às fontes externas e obtêm os dados reais solicitados no SLA. Esses dados são processados pelos oráculos e enviados de volta para os contratos que estão em execução na blockchain da Chainlink.
  3. Agregação
    Após os oráculos coletarem os dados solicitados, o próximo passo é combinar os resultados. Os dados coletados são então enviados para um contrato de agregação, que avalia a validade de cada resposta e calcula uma pontuação ponderada com base nos dados combinados.

Para garantir múltiplas camadas de segurança e assegurar que os usuários possam confiar na rede de oráculos, a Chainlink utiliza três tipos de contratos inteligentes:

  1. Contratos de Agregação, que coletam os dados dos oráculos e correspondem os resultados mais precisos com o contrato inteligente que os requer.
  2. Contrato de Correspondência de Pedidos, que combina o SLA de um contrato inteligente com os melhores lances dos oráculos.
  3. Contrato de Reputação, que verifica a integridade de um oráculo, analisando seu histórico, como número total de solicitações completadas, tempo médio de resposta e quantidade de LINK que o oráculo possui em stake.

Casos de Uso da Chainlink

Já que os feeds de oráculo da Chainlink são elementos essenciais para contratos inteligentes, há diversos casos de uso que se destacam na indústria de criptomoedas:

  1. Exchanges Descentralizadas
    Os oráculos da Chainlink são amplamente usados em exchanges descentralizadas para fornecer feeds de preços em tempo real e precisos para várias criptomoedas. Esses feeds de preços são cruciais para determinar taxas de câmbio e executar transações nas DEXs. A rede descentralizada de oráculos da Chainlink garante a integridade e a confiabilidade desses feeds de preços.
  2. Plataformas DeFi
    Protocolos DeFi utilizam a Chainlink para precificar ativos, acessar taxas de juros, verificar colaterais, entre outros, permitindo que esses produtos executem funções como emitir empréstimos com valor de mercado equilibrado, automatizar recompensas de staking e contribuir para a liquidação de várias atividades de Finanças Descentralizadas.
  3. Seguros Descentralizados
    Os oráculos da Chainlink têm um uso relevante na indústria de seguros cripto. Eles permitem que as seguradoras obtenham dados precisos e confiáveis para avaliação de riscos, validação de sinistros e pagamentos de apólices.
  4. Tokenização e Gestão de Ativos
    Oráculos da Chainlink podem ser usados para fornecer dados sobre ativos reais que são tokenizados na blockchain, incluindo informações sobre a posse, valorização e preços de mercado desses ativos.
  5. Jogos e NFTs
    Aplicações de jogos baseadas em contratos inteligentes que utilizam NFTs como colecionáveis digitais também dependem da Chainlink. Ela fornece uma solução de aleatoriedade chamada VRF, que gera números aleatórios e os entrega ao contrato inteligente de forma justa e imparcial.

Quem Criou a Chainlink?

A rede Chainlink foi lançada em junho de 2017 pela empresa SmartContract.com, fundada por Steve Ellis e Sergey Nazarov. Steve Ellis tem experiência na indústria financeira e de trading, enquanto Sergey Nazarov é um empreendedor de tecnologia com formação em sistemas middleware seguros.

Ambos os cofundadores publicaram o white paper da Chainlink em setembro de 2017. Embora a Chainlink não tenha sido a primeira plataforma de oráculos no espaço blockchain, ela ganhou significativa popularidade e adoção devido à sua arquitetura robusta, rede descentralizada e foco na segurança e confiabilidade.

O Token LINK

O oráculo Chainlink possui seu próprio token nativo, chamado LINK. O token LINK serve a várias funções dentro do ecossistema da Chainlink, como incentivos para nós, meios de pagamento pelos serviços de oráculo e governança da rede Chainlink.

Atualmente, o LINK é um ativo inflacionário, já que sua oferta continua aumentando para incentivar os operadores de nós que fornecem oráculos. No entanto, como o LINK tem um fornecimento máximo de 1 bilhão de tokens, ele se tornará um ativo deflacionário.

O fornecimento inicial de 350 milhões de tokens LINK foi oferecido durante a fase de ICO em 2017, e o fornecimento máximo é de 1 bilhão de tokens. Atualmente, há cerca de 517 milhões de tokens LINK em circulação.

Atualmente, o LINK está entre os 20 maiores criptoativos, com uma avaliação de mercado de cerca de 3,4 bilhões de dólares.

Distribuição inicial do token LINK:

  • 35% para Venda Pública de Tokens
  • 35% para Operadores de Nós e Ecossistema
  • 30% para a empresa desenvolvedora

Ou seja, 70% do fornecimento de LINK vai para investidores, comunidades e operadores de nós, enquanto os outros 30% vão para a equipe da empresa.

Conclusão

A Chainlink se consolidou como uma das principais redes descentralizadas de oráculos dentro da indústria de blockchain. Ela criou um caminho seguro e confiável para que as aplicações de contratos inteligentes interajam com dados do mundo real. Ao utilizar uma rede de nós que atuam de forma coletiva, a Chainlink garante que os dados usados pelos contratos inteligentes sejam confiáveis e verificados.

Além disso, a Chainlink assegura a integridade e a precisão dos dados, agregando informações de várias fontes e verificando-as por meio de algoritmos de consenso. Isso permite que contratos inteligentes tomem decisões informadas com base em dados precisos e em tempo real.

À medida que a tecnologia blockchain evolui, o papel da Chainlink como infraestrutura vital para aplicações blockchain continuará a moldar o futuro da indústria de criptomoedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *