O que é a Fantom (FTM)?
O Fantom é uma plataforma de contratos inteligentes com alta escalabilidade, usando o Lachesis, um consenso ABFT, para validações rápidas e baratas. Sua rede opera com dApps em blockchains independentes e seu token FTM é usado para recompensar validadores e facilitar transações. A plataforma oferece soluções modulares, ideais para desenvolvedores de dApps, com foco em descentralização e interoperabilidade.
A Fantom Foundation descreve o Fantom como “uma plataforma de contratos inteligentes de alto desempenho, escalável e segura”.
A plataforma é composta por componentes distintos.
A blockchain Fantom Opera serve como a base. Trata-se de uma rede gráfica acíclica direcionada (DAG) open-source, compatível com a Ethereum Virtual Machine, o que permite rodar contratos inteligentes existentes e criar novos contratos que interajam com os da Ethereum.
As transações do Fantom são validadas pelo Lachesis, um sistema Proof of Stake sem liderança, que utiliza um mecanismo de consenso assíncrono tolerante a falhas bizantinas (ABFT). As validações ABFT são mais rápidas e baratas do que as que utilizam Proof of Work ou Proof of Stake tradicionais. Sistemas ABFT finalizam transações em segundos, não em minutos.
Cada dApp baseado no Fantom opera em sua própria rede blockchain. Essas blockchains podem ter tokens personalizados, economias e regras de governança, todas se beneficiando do mecanismo de consenso Lachesis e interagindo entre si. Por isso, Fantom descreve sua plataforma como uma rede de redes.
Uma máquina virtual compatível com a EVM permite que as blockchains Opera executem contratos inteligentes Ethereum e integrem dApps baseados na Ethereum.
O token de utilidade do Fantom, FTM, é utilizado para recompensar validadores, executar transações financeiras, garantir direitos de governança e pagar taxas de rede. O FTM pode ser adquirido em grandes exchanges de criptomoedas, como o Kriptomat.
O Sistema Financeiro Descentralizado (DeFi) do Fantom
O sistema DeFi do Fantom é composto por três componentes:
- fMint permite a emissão do fUSD, uma stablecoin atrelada ao dólar dos EUA. Os fUSD podem ser trocados livremente por FTM.
- fSwap é uma exchange descentralizada que suporta mais de 175 tokens sintéticos, como fBTC e fETH.
- fLend permite ganhar juros emprestando FTM e fUSD para o pool de liquidez do Fantom. Também é possível usar fUSD como garantia para a compra e negociação de tokens sintéticos.
Além disso, o Fantom oferece uma carteira projetada para armazenar FTM, fUSD e tokens sintéticos. Transações DeFi do Fantom podem ser realizadas diretamente dentro da carteira.
Como Funciona o Fantom?
Os componentes do Fantom são módulos que podem ser conectados por desenvolvedores de dApps. Todos os componentes da plataforma têm utilidade independente, além de links de integração que permitem que sejam conectados em aplicativos de contratos inteligentes na plataforma Fantom a baixo custo.
Uma forma de entender a plataforma Fantom é vê-la como um livro-razão completo para dApps. Cada dApp tem uma interface de usuário, um banco de dados e código personalizado para executar cálculos e outras funções. E cada dApp se beneficia de um livro-razão distribuído e descentralizado para validar e registrar transações. O Fantom fornece o livro-razão – não com uma blockchain simples e uma API, mas com um conjunto completo de utilitários e ferramentas que fornecem uma interface fácil de usar para os desenvolvedores implementarem seus dApps.
Desenvolvedores que utilizam blockchains convencionais enfrentam o que é conhecido como o “trilema do blockchain”, que exige um equilíbrio entre velocidade de transação, segurança e descentralização. Blockchains baseadas em Bitcoin, Ethereum e outras plataformas amplamente utilizadas podem otimizar um ou dois desses fatores, mas não todos.
O Fantom afirma que seu protocolo de consenso ABFT oferece segurança e descentralização completas, ao mesmo tempo que suporta transações muito mais rápidas e de menor custo. Transações simples de FTM são finalizadas em cerca de um segundo e custam apenas $0,0000001.
Quem São os Fundadores do Fantom?
Fantom foi fundado em 2018 por Ahn Byung Ik, um cientista da computação sul-coreano. Antes de fundar o Fantom, Ahn foi presidente da Korea Foodtech Association e criou uma plataforma de sucesso semelhante ao Yelp chamada SikSin.
Ahn deixou o Fantom em 2019. Desde fevereiro de 2019, o Fantom é liderado pela Fantom Foundation, uma empresa registrada nas Ilhas Cayman, composta por uma equipe de 28 engenheiros, cientistas, pesquisadores, designers e empreendedores.
O Que Torna o Fantom Único?
O foco exclusivo do Fantom no apoio ao desenvolvimento de dApps lhe confere um lugar distinto no mundo das criptomoedas, especialmente para desenvolvedores. O token de utilidade FTM tem valor, mas seu principal objetivo é recompensar validadores e facilitar transações.
O aspecto único do Fantom é seu rico ecossistema de ferramentas modulares, todas as quais podem ser conectadas para compartilhar informações e acelerar o desenvolvimento. Cada elemento da plataforma Fantom foi projetado com descentralização e interoperabilidade em mente.
O Fantom também se compromete com a transparência. Por exemplo, o código-fonte da plataforma está disponível via licenciamento open-source no Github. Qualquer pessoa pode criar blocos de construção usando o código e as APIs do Fantom.
Em operação, o Fantom suporta participação aberta. Qualquer pessoa pode rodar um nó na blockchain Opera. Para isso, é necessário um stake de 3.175 milhões de FTM, mas isso não limita a participação, já que você pode delegar um FTM ou mais para um nó validador e começar a ganhar recompensas.
Quantos Tokens FTM Estão em Circulação?
O FTM foi lançado em um ICO em junho de 2018. O fornecimento total de tokens FTM é limitado a 3,175 bilhões. Atualmente, 2.803.634.836 tokens estão em circulação.
A Fantom disponibilizou 40% do fornecimento total no ICO. O restante está reservado: 30% para o desenvolvimento de mercado, 15% para consultores e colaboradores, e 15% para a equipe de projeto e fundadores do Fantom.
Como o Fantom é Garantido?
O livro-razão do Fantom é garantido pelo Lachesis, o algoritmo de consenso ABFT do projeto. O Lachesis oferece quatro benefícios principais:
- Assíncrono: Os nós não precisam esperar uns pelos outros para processar comandos, o que resulta em maior rendimento e melhor desempenho.
- Descentralizado e sem liderança: Nenhum participante tem um papel privilegiado na validação ou segurança da rede.
- Seguro: O algoritmo ABFT foi projetado para fornecer informações confiáveis, mesmo quando alguns nós agem de maneira maliciosa.
- Confirmação imediata: A transação é confirmada imediatamente, sem a necessidade de esperar por minutos para confirmações de blocos.
Como Usar o Fantom?
O Fantom é de interesse principalmente para empreendedores e desenvolvedores de software que buscam criar aplicativos distribuídos seguros. Cada parte do ecossistema é voltada para as necessidades únicas do desenvolvimento de dApps.
Dito isso, o token FTM também pode interessar aos investidores, pois permite a participação no processo de validação PoS do Fantom, gerando recompensas ao se tornar um validador ou ao delegar tokens a um validador estabelecido. Você também pode usar FTM para adquirir fUSD, que pode ser utilizado como garantia na aquisição e negociação de tokens sintéticos.
Como Escolher uma Carteira Fantom?
Os tokens FTM e outros ativos do Fantom podem ser armazenados em carteiras convencionais. Sua compatibilidade com Ethereum garante que as chaves estarão seguras em carteiras online, offline e de hardware.
O Fantom oferece uma carteira gratuita como parte do projeto. Sua interface oferece acesso simplificado a todas as partes do ecossistema Fantom.
Prova de Participação do Fantom
O mecanismo de consenso ABFT do Lachesis é um sistema PoS aprimorado. Qualquer pessoa pode ser um validador ao fazer um stake de 3,175 milhões de FTM. Os usuários podem participar da validação e ganhar recompensas ao delegar um ou mais FTM a validadores estabelecidos.
A recompensa por delegar tokens a um validador por 365 dias é equivalente a um rendimento anual de 13%. Já a delegação sem compromisso a longo prazo oferece um rendimento anual de 4%.
Conclusão
O Fantom é uma plataforma bem estruturada para desenvolver e implantar dApps baseados em ativos digitais e contratos inteligentes. Suas ferramentas e componentes facilitam a criação de dApps que operam de forma segura, rápida e econômica.
O token FTM é atrativo principalmente pelo papel que desempenha dentro do ecossistema Fantom, mas também pode ser negociado e usado para gerar renda passiva quando apostado na rede PoS do Fantom.