Networks

O que é a Polygon (POL)?

O Polygon é uma blockchain que usa o token POL (anteriormente MATIC) e foi criada para expandir a rede Ethereum. Inicialmente focada em escalabilidade, a plataforma agora se concentra em Web3 e NFTs. O POL serve para governança e pagamento de taxas. Com soluções de Layer 2, o Polygon oferece transações rápidas e econômicas, sendo popular entre desenvolvedores e traders.

O Polygon é uma blockchain que utiliza a criptomoeda POL. Trata-se de uma plataforma tecnológica criada para conectar e expandir redes blockchain. Frequentemente denominado como “a internet de blockchains do Ethereum”, o Polygon foi iniciado em 2017 com o nome de Matic Network.

Com a transição do Ethereum para o mecanismo Proof of Stake, o foco do Polygon em ser uma solução de escalabilidade para o Ethereum tornou-se menos relevante. Por isso, a plataforma está concentrando esforços no crescimento de aplicações Web3 e NFTs.

Como o Polygon funciona?

O Polygon é uma blockchain que utiliza a criptomoeda POL e serve como uma plataforma tecnológica para a conexão e escalabilidade de redes blockchain. Ele é frequentemente chamado de “internet de blockchains do Ethereum” e foi fundado em 2017 com o nome de Matic Network.

A plataforma Polygon é construída sobre a blockchain do Ethereum e conecta projetos baseados nesta rede. Ela oferece mais flexibilidade, escalabilidade e autonomia para um projeto blockchain, enquanto mantém a segurança e as vantagens estruturais do Ethereum.

Após a migração do Ethereum para Proof of Stake, o objetivo do Polygon de escalar o Ethereum tornou-se menos relevante. Assim, a plataforma tem se concentrado cada vez mais em aplicações de Web3 e NFTs (tokens não fungíveis).

O token POL

O POL é um token ERC-20, o que o torna compatível com outras moedas digitais baseadas no Ethereum. Ele é utilizado para governar e proteger a rede Polygon e para pagar taxas de transação dentro da rede. Além disso, o Polygon afirma operar de maneira neutra em termos de carbono desde abril de 2022.

A Tecnologia por Trás do POL

O Polygon foi inicialmente desenvolvido para conectar aplicações Ethereum e fornecer escalabilidade. A rede funciona como uma blockchain de camada 2, com um mecanismo de consenso Proof of Stake customizado. Os usuários fazem staking de seus tokens para apoiar a blockchain e obter recompensas.

O Polygon é capaz de:

  • Integrar blockchains existentes e criar blockchains personalizados.
  • Facilitar a comunicação entre Ethereum e outras blockchains.
  • Ajudar blockchains existentes a se conectar com o Ethereum.

Muitos protocolos, baixos custos

O Polygon reduz os custos de rede por meio de soluções de escalabilidade, como as sidechains. Essas sidechains aliviam a carga da cadeia principal e depois se sincronizam com a rede, permitindo teoricamente que o Polygon processe até 65.000 transações por segundo.

Na plataforma Polygon, os usuários podem escolher o protocolo que melhor se adequa ao seu caso de uso, como o mecanismo Zero-Knowledge (zk) Proof. Este mecanismo verifica a validade das transações sem revelar informações adicionais, apenas confirmando que a afirmação é correta.

O que torna o Polygon único?

O que diferencia o Polygon de outras soluções de camada 2 é sua abordagem. O Polygon oferece aos desenvolvedores uma variedade de soluções em uma única rede, proporcionando mais controle e personalização na escolha da solução de escalabilidade mais adequada para sua aplicação.

Além disso, como solução de camada 2, o Polygon é uma das primeiras plataformas a permitir o staking de criptomoedas. Com o staking, os usuários podem ganhar uma renda anual ao ajudar a validar transações na blockchain.

O Polygon oferece soluções para usuários do dia a dia, desenvolvedores e empresas. Seu objetivo principal é criar uma Internet das Coisas (IoT) especificamente para a blockchain Ethereum, com o intuito de escalar o Ethereum para um bilhão de usuários sem comprometer a descentralização ou segurança.

Benefícios do Polygon

O Polygon tem sido popular no mundo cripto por anos. Por que os traders de criptomoedas escolhem o POL?

  • O token possui a robusta blockchain do Ethereum como base, com muitas de suas aplicações facilmente integráveis.
  • A blockchain é extremamente rápida, eficiente e escalável.
  • Desenvolvedores podem criar suas próprias aplicações no Polygon, oferecendo grande flexibilidade à blockchain.
  • Os baixos custos de transação e a alta velocidade fazem com que o Polygon seja popular tanto entre traders quanto desenvolvedores.
  • O Polygon tem uma excelente reputação e recebeu elogios de Vitalik Buterin, o criador do Ethereum.

Desvantagens do Polygon

Como toda criptomoeda, o Polygon não é perfeito. O que os investidores devem considerar sobre o POL?

  • A blockchain do Polygon foi inicialmente criada para lidar com a sobrecarga da blockchain do Ethereum, algo que perdeu relevância após o Ethereum ter migrado para Proof of Stake.
  • Dependência do ecossistema Ethereum.
  • Aumento da concorrência de moedas e projetos semelhantes.

Quem é o fundador do Polygon?

O Polygon foi fundado por um grupo de desenvolvedores, incluindo Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun.

Juntos, eles contribuíram para a criação e desenvolvimento da rede Polygon, inicialmente lançada sob o nome de Matic Network. Posteriormente, o projeto foi renomeado para “Polygon” para refletir seu foco ampliado em escalabilidade e interoperabilidade de blockchain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *